Devocional - quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Ele é o mesmo!

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.

Quarta-feira, 01 de outubro

Ele é o mesmo!

Leitura Bíblica:
Mateus 16.21-28

 

Pedro, chamando [Jesus] à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!” (Mt 16.22)


 

Na leitura bíblica, Jesus está explicando aos seus discípulos os fatos que se seguiriam: sua ida a Jerusalém, os sofrimentos, a morte e a ressurreição no terceiro dia. Nesse contexto, vemos a resposta de Pedro no versículo em destaque. O interessante é que, pouco antes, esse discípulo tinha desta forma identificado Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16). Por que essas reações tão contraditórias diante da identidade do mesmo Cristo?

Na primeira situação, Jesus estava sendo ovacionado por multidões por causa das curas que vinha realizando. “O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os mancos sendo curados, os aleijados andando e os cegos vendo. E louvaram ao Deus de Israel” (Mt 15.31). Creio que Pedro pensava como toda aquela gente, já que ele mesmo, por ação do Espírito Santo, havia identificado Jesus como o Filho de Deus. No entanto, agora o mesmo Pedro está se opondo à verdadeira identidade de Cristo, rejeitando a proposta e plano originais do Pai.

Será que essa diferença na aceitação da identidade de Cristo também acontece conosco? Ao observar o panorama no cristianismo de nossos dias, certamente parece que sim. Quando Jesus está curando, operando milagres e maravilhas, multiplicando pães e peixes para as multidões, fica muito mais fácil aceitar sua divindade, autoridade, soberania e poder. Por outro lado, quando ele alerta seus seguidores a respeito da perseguição, da necessidade de imitá-lo negando-se a si mesmo, de tomar a cruz, de não tentar salvar a própria vida e, ainda, de escolher a porta estreita para receber a salvação, muitos o rejeitam.

Pedro aceitou o primeiro “Cristo”, mas rejeitou o segundo. No entanto, foi o segundo, o servo sofredor (Is 52.14-15; 53.4-12), que fez de Jesus o verdadeiro Salvador e Senhor.

Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP

 

Hoje, muitos desejam apenas a parte do “venha o teu reino”, mas não querem saber do “toma a tua cruz”.