Devocional - sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Fuga

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

Sexta-feira, 07 de novembro

Fuga

Leitura Bíblica:
Jonas 1.1-3

 

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (Sl 139.7)

Jonas é conhecido por muitos como o profeta “fujão”. Ele tinha a responsabilidade de ser o porta-voz de Deus em sua terra, ou seja, deveria transmitir ao povo tudo o que o Senhor lhe mandasse falar.

Deus o enviou para Nínive a fim de pregar àquele povo o arrependimento de suas obras más. Os ninivitas eram uma nação cruel e inimiga histórica dos israelitas. Em meio a uma missão tão complicada, nossa leitura mostra que Jonas decidiu ir para a direção oposta àquela que lhe fora ordenada. E não só isso: o texto afirma que ele fugiu da presença do Altíssimo. Para os judeus, o templo em Jerusalém representava, e ainda representa, o local da presença de Deus, assim como, para muitos povos antigos e atuais, os templos religiosos representam um lugar sagrado, com a presença divina.

O salmista afirma que Deus – o Criador de todas as coisas – vê tudo e não há como fugir de sua presença. Por vezes, também tomamos a mesma atitude de Jonas e tentamos fugir de situações que deveríamos enfrentar: um lugar, um povo ou uma circunstância que nos desagrada ou desafia. Em vez de nos aproximarmos de Deus, colocando-nos diante do trono da sua graça, e clamarmos por sua misericórdia e seu favor para cumprir o propósito dele, preferimos escapar da situação que o Senhor mandou que enfrentássemos. Alguns, inclusive, deixam de congregar porque se sentem ofendidos pela atitude de alguém ou porque acreditam que as divergências com alguns irmãos se resolverão sozinhas. Outros deixam de visitar familiares e parentes porque avaliam que o dano sofrido em suas emoções foi tão grande que fugir dos encontros é a solução.

Deus nos capacita e nos manda perdoar para que sejamos agentes da paz que promovem a vontade do Pai, que é sempre boa, agradável e perfeita. Não é fácil enfrentar esses problemas, mas o Senhor nos capacita.

Ricardo Larsen da Silva, Teo/La Coruña

 

 Ainda que desejemos fugir de uma situação, Deus nos dá graça e favor para cumprir seus propósitos.