Abriram-se os olhos
Segunda-feira, 10 de novembro
Abriram-se os olhos
Leitura Bíblica:
Lucas 24.13-16
O SENHOR respondeu [a Moisés]: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso” (Êx 33.14).
Lucas narra alguns fatos sobre a ressurreição de Jesus. Entre eles, conta que dois de seus discípulos, a caminho de Emaús, conversavam sobre os acontecimentos – a crucificação e morte do Senhor, que eram o assunto do momento. Estavam decepcionados e sem esperança. O texto diz que Jesus se aproximou e passou a acompanhá-los.
O que chama a atenção é que eles não perceberam a ilustre presença do Senhor, que já havia ressuscitado, pois “os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo” (v.16). Essa situação permaneceu assim por um longo tempo. Jesus os ouve descrevendo os acontecimentos e fala com eles expondo as Escrituras. Chegando à cidade, o Senhor foi convidado a entrar na casa deles, que só o reconheceram quando estavam à mesa, e Jesus “tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então, os olhos deles foram abertos e o reconheceram” (vs.30-31). Primeiro, “os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo” e, depois, “seus olhos foram abertos”.
Às vezes, isso acontece conosco. Somos discípulos de Jesus, mas, por algum motivo, nossos olhos estão fechados. Afirmamos que o Senhor está presente em nossa vida. Falamos com ele a respeito de alguma coisa que necessita de sua ação poderosa, porém, nossos olhos não conseguem ver a solução. Podemos comentar as notícias do dia a dia, caminhar, ir para casa com Jesus, mas não notamos a sua presença. Às vezes, a solução para o problema que estamos enfrentando está bem próxima. Mas isso só ocorrerá quando nossos olhos se abrirem para Jesus. “Ele não nos deixa ver seu caminho até o último instante, antes de abri-lo. E, então, assim que o descerra, descobrimos que ele estava andando ao nosso lado em todos os passos, muito antes de ao menos desconfiarmos do significado disso” (A. B. Simpson).
Hebert dos Santos Gonçalves, Itapeva/SP
Jesus está sempre conosco, mesmo que não percebamos sua presença.