Devocional - domingo, 16 de novembro de 2025

Forte mão

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


Domingo, 16 de novembro

Forte mão

Leitura Bíblica:
Esdras 8.21-32

 

Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá (Sl 37.5).


 

“Uma centopeia vivia feliz até que, certo dia, um sapo perguntou-lhe, por brincadeira: ‘Diga-me, que perna vai depois de qual?’ Isso lhe perturbou de tal forma que, distraída, caiu em um fosso, perguntando-se como correr.”

Esse texto, escrito pela missionária Amy Carmichael, mostra que andar com Deus é uma escolha desafiadora que exige fé, ou seja, simplesmente segure a sua mão e siga! O Senhor não costuma dar muitas explicações, por isso, não se preocupe em encontrar respostas para os seus questionamentos ou dos outros. Além disso, existem verdades imutáveis: Deus é Criador, nós, criaturas; Deus é Pai, nós, filhos; Deus é Oleiro, nós, o barro. A função de Deus é nos trazer vida, direção e transformação, e a nossa é obedecer e nos render.

Aquela viagem seria longa e arriscada, porém, Esdras descansou na providência divina, não duvidou do poder da mão de Deus, não recuou diante de tamanha responsabilidade, não tomou atalhos, nem desistiu diante dos perigos. Simplesmente, creu! “Quer você se volte para a direita, quer para a esquerda, os seus ouvidos escutarão uma voz atrás de você, dizendo: ‘Este é o caminho; siga-o’” (Is 30.21).

Escalando montes, atravessando vales ou andando em verdes planícies, ouça, creia e confie nessa voz que pode livrá-lo de muitos “fossos”. Você pode estar num beco sem saída ou em frente ao mar, como foi com o povo de Israel; em meio ao fogo, como estiveram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, lançados na fornalha por Nabucodonosor; ou diante de um gigante, como ocorreu ao pequeno Davi. Ainda assim, Deus permanece o mesmo.

O Deus da forte mão continua vivo, e o profeta Isaías afirma que, quando o Senhor estende a sua mão, nada poderá detê-la (Is 14.27b). O Altíssimo está interessado em transformar o nosso coração temeroso e confuso em um coração cheio de fé. Lembre-se: ele não é o Deus apenas de Esdras, mas quer ser o seu Deus também!

Lilian Brito Pereira Beltrame, São Mateus/ES

 

A mão que nos guia e nos protege é forte e poderosa.