Autoestima
Terça-feira, 18 de novembro
Autoestima
Leitura Bíblica:
Zacarias 1.13-17
Diga ao povo que assim diz o SENHOR dos Exércitos: “Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês” (Zc 1.3a).
Após 70 anos no cativeiro babilônico, um pequeno grupo de remanescentes do povo de Deus retornou, mas encontrou adversários - inimigos externos e internos. Isso os desanimou a ponto de interromperem a reconstrução do templo por 18 anos. Era normal que o povo se sentisse desanimado, com autoestima abalada, precisando ser levantada com palavras de ânimo e encorajamento.
A história de homens e mulheres com biografias sobrenaturais, como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué, Débora, Davi e tantos outros heróis da fé, não parecia ser suficiente para encorajá-los. Mas Deus conhece seus filhos e sabia que eles estavam precisando reencontrar sua história, sua missão e seus propósitos deixados por ele. Esse foi o papel do profeta Zacarias: confortar e consolar!
Assim como carros são movidos a etanol, gasolina, diesel ou energia elétrica, as pessoas são movidas a encorajamento. Deus vem para dizer ao povo que não são as potências mundiais que, nos dois últimos séculos, transformaram suas vidas e, pelo visto, conduziam a história com a palavra final; antes, era o Senhor. Ele cuidaria do seu povo e dessas nações pagãs. Eles precisavam saber disso!
Neste momento, quem sabe, por causa de problemas, dificuldades, derrotas e aparente vitória dos maus, também não estamos com nossa autoimagem e nossa autoestima lá embaixo. Quem sabe, também, não perdemos o foco quanto aos propósitos de Deus para nossa vida – aquela missão e foco que dele recebemos para viver para sua honra e glória.
Por tudo isso, talvez não estejamos mais nos vendo como alguém especial aos olhos de Deus. Nesse caso, sua mensagem é a mesma que foi dirigida aos seus filhos no passado: “Eu tenho sido muito zeloso com Jerusalém e Sião” (v.14b). Com isso, ele está dizendo: “Eu os amo, tenho propósitos maravilhosos para vocês, e nada irá me impedir de realizá-los!”
Genevaldo Edino de Souza Bertune, Jundiaí/SP
Como você está hoje? Creia que o Senhor se voltará para você com misericórdia, assim como fez com Jerusalém.