"Fé firme"
Sexta-feira, 28 de junho
Fé firme
Leitura Bíblica:
2 Timóteo 1.6-14
“E aí, firme?”, perguntou-me alguém que há muito tempo eu não via. A questão tem várias opções de resposta: “Firme em quê?”, por exemplo.
Na leitura bíblica de hoje, o apóstolo Paulo escreve a Timóteo, um jovem pastor, enfatizando que ele deveria manter vivo o dom que recebeu de Deus, mesmo diante de problemas por conta de sua fé em Cristo. Cada pessoa deve fazer uma avaliação de sua fé. Será que sua convicção está firme o suficiente para chegar à eternidade? Devemos estar atentos, porque a fé de uma vida inteira pode estar depositada no lugar ou na pessoa errada. Paulo destaca uma fé que rompe o tempo e o espaço. É eterna, com Deus. O apóstolo foi preso por não ter vergonha de testemunhar de Jesus (v.8), sabendo que não foi escolhido por mérito pessoal (v.9). Ele diz: “Eu sei em quem tenho crido” (v.12). Essa convicção em Cristo conduziu Paulo a uma firme certeza quanto ao grande dia, o dia do encontro com o Senhor.
Esta geração está vivendo tempos difíceis. Questões ideológicas se contrapõem a princípios bíblicos em todos os poderes, institucionalizados ou não. O que está por vir? Não sabemos com exatidão. Podemos imaginar. Diante desta realidade, temos outra informação: dias melhores estão chegando, não aqui, mas na eternidade.
Como está sua fé em Jesus Cristo? Está firme? Você tem sido fiel a ele? A orientação bíblica é manter-se fiel ao padrão que reside na pessoa de Cristo (v.13). A Bíblia ressalta dois tipos de construções: uma edificada sobre a rocha e outra sobre a areia (Mt 7.24-27). Os problemas vieram para ambas, mas a que prevaleceu inabalada foi a que estava sobre a rocha. Jesus é a Rocha que atravessa os séculos. Ele é a Rocha Eterna. Se sua fé está firmada no que pode ruir, atenção! Isso não é firmeza, é só beleza.
Leonel Freitas de Carvalho, Itaporanga/SP
Sua fé está tão somente em Jesus Cristo? Então você está preparado para o último dia, que pode ser hoje.