"O Senhor livra"
Quarta-feira, 17 de julho
O Senhor livra
Leitura Bíblica:
Jeremias 39.11-18
“Mas eu resgatarei [Ebede-Meleque] naquele dia”, declara o SENHOR; “você não será entregue nas mãos daqueles a quem teme” (Jr 39.17).
O mundo viu apreensivo a invasão da Ucrânia pelo exército da Rússia. Era comovente ver o povo ucraniano se abrigar em bunkers ou fugir do seu próprio país com medo de uma guerra devastadora. É em horas difíceis, sobretudo como essas, que ansiamos por proteção e livramento. Dois homens, que viveram há 2.600 anos, também se acharam no meio de uma guerra, sem saber se sobreviveriam. Eram o profeta Jeremias e Ebede-Meleque, um desconhecido eunuco etíope. Naqueles dias, o poderoso exército da Babilônia de Nabucodonosor tinha sitiado e tomado Jerusalém. Jeremias se achava preso em Ramá, no meio dos judeus cativos (Ez 40.1) e esperava ser deportado para a Babilônia, em uma longa e penosa marcha, da qual talvez não sobrevivesse. Já Ebede-Meleque, que vivia na corte do rei Zedequias e fugira do seu palácio, temia o que poderia lhe acontecer se fosse encontrado pelos soldados babilônicos. Humanamente falando, eles dificilmente escapariam das atrocidades da guerra. Mas ambos foram protegidos por Deus. Jeremias foi libertado pelo próprio Nabucodonosor, que provavelmente soube da mensagem (Jr 38.2-4) que o favorecia. Ebede-Meleque, que dias antes intercedera corajosamente junto a Zedequias para que tirasse Jeremias do poço cheio de lama no qual o puseram para morrer (Jr 38.6-13), recebeu a promessa de Deus de que escaparia com vida. A razão por que Deus o salvaria da morte: “porquanto confiaste em mim” (v.18b).
Essa história ilustra o dia do Juízo Final, quando muitos, que não terão se arrependido dos seus pecados, receberão a condenação eterna (Mt 13.41-42). Mas aqueles que colocaram a sua confiança em Cristo serão poupados e herdarão a vida eterna. Você já pôs a sua confiança em Cristo para ser salvo no dia do Juízo Final?
Sérgio Vilmar Markus, Panambi/RS
“Busquem o SENHOR enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto” (Is 55.6).