Devocional - sábado, 20 de julho de 2024

"Amizade"

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

 

Sábado, 20 de julho

Amizade

Leitura Bíblica:
2 Reis 2.1-12

 

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade (Pv 17.17).

 

No final de 2017, precisei passar por uma cirurgia. Lembro que senti muito medo nos dias anteriores! Recordo-me que, em um dia de maior temor, enviei mensagens para algumas pessoas, pedindo que orassem por mim. Assim que fui recebendo as respostas dessas pessoas, algumas se mostraram amigas, outras... nem tanto. Lembro-me de duas respostas em especial. A primeira: “Para de drama! Até parece que você vai morrer”. Outra disse: “Deus o abençoe, vai em paz, e assim que puder receber visitas, estarei lá com você”. E de fato esteve. Esta pessoa demonstrou sua amizade com palavras e comprovou-a com seus atos.

Na leitura bíblica de hoje, podemos ver uma cena da amizade entre Elias e Eliseu. Elias diz a Eliseu que a hora de partir com Deus estava próxima. Talvez para evitar a dor da despedida, Elias sugeriu que Eliseu não o acompanhasse – e pediu isso não apenas uma, mas três vezes! A resposta de Eliseu foi sempre a mesma: “Juro que não vou deixá-lo sozinho. Vou com você até o fim”. É como se estivesse dizendo: “Não importa o que eu tenha de passar, não vou deixá-lo sozinho”. Isso é emocionante! E de fato foi o que aconteceu. Eliseu o acompanhou a Betel, a Jericó e até o ponto de partida no rio Jordão. A despedida era dura porque Deus levaria Elias para sempre! Embora essa partida tenha sido um evento majestoso, grandioso e glorioso, os laços criados deixariam aquela dor parecida com a da saudade de alguém que já não está mais conosco. Quando chegou a hora, Eliseu estava ao lado de Elias. Participou de todas as etapas até que Elias fosse arrebatado aos céus.

O que aprendo com isso? Que um amigo de verdade ama em todos os momentos, felizes ou tristes, de dor ou de alí­vio, e é como um irmão na adversidade. Que Deus nos proporcione oportunidades de desenvolver amizades verdadeiras, de sermos e termos amigos como Eliseu foi para Elias.

Gabriel de Araújo Almeida, Ouro Branco/MG

 

A amizade verdadeira é uma bênção de Deus em todo o tempo.